Instruções do Exame

CULTURA PARA FUNGOS

Instruções para paciente

MATERIAL : DIVERSOS*
MEIO DE COLETA: Frasco estéril

-Pacientes que estejam fazendo uso de qualquer medicamento antifúngico devem suspender o uso por pelo menos uma semana antes da coleta. Para lesões descamativas deve-se suspender o uso de cremes, pomadas e hidratantes pelo menos um dia antes da coleta.

Materiais:
- Líquor, líquidos cavitários e tecidos (biópsia) devem ser coletados por procedimento médico e encaminhados em frasco estéril.
- Urina e fezes podem ser coletadas pelo próprio paciente, realizando a assepsia da área genital, e devem ser acondicionadas em frasco estéril.
- Secreções de feridas, abscessos e úlceras devem ser coletadas por aspiração e encaminhadas em frasco estéril ou na própria seringa.
- Para coleta de escarro o paciente deve higienizar a cavidade bucal e a orofaringe com escovamento dos dentes com pasta dental e gargarejos com um antisséptico ou água, imediatamente antes da coleta. O material pode ser colhido mediante expectoração deve ser espontânea ou induzida.

- Em caso de raspado de unha, deve-se retirar o esmalte pelo menos três dias antes da coleta. Deve-se realizar a assepsia da área da lesão com álcool 70%.

- A coleta de raspado de pele é realizada com o auxilio de um bisturi, sempre nas bordas da lesão e o material neste caso pode ser capturado com o auxilio de uma placa de petri.

-Em casos de suspeita de infecção do folículo piloso ou do próprio pelo ou cabelo, realizar a coleta dos fios por inteiro, retirados da raiz com o auxilio de uma pinça estéril. Em casos de alopecia, raspar também áreas descamativas do couro cabeludo, nas bordas das lesões e colocar junto com os pêlos na placa de Petri.

(Revisado em 28/12/2020)

Referência: IT 110 - Instruções ao cliente para coleta e como receber as amostras.